ALERTA: RISCO DE DESLIZAMENTOS!
- Instituto Solidário

- 31 de jan.
- 2 min de leitura

Instituto Friburgo Solidário alerta sobre condições meteorológicas e riscos na Região Sudeste
O Instituto Friburgo Solidário reforça seu compromisso com a prevenção e a segurança da população, trazendo informações essenciais sobre as condições meteorológicas previstas para os próximos dias. Com base no briefing do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a Região Sudeste deve ficar em estado de atenção devido às chuvas intensas e seus impactos.
Previsão do Tempo
Nesta sexta-feira (31/01), a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) manterá um canal de umidade sobre a Região Sudeste, provocando chuvas generalizadas, que podem ser fortes ao longo do dia. As regiões mais afetadas incluem o estado de São Paulo (principalmente São José dos Campos e Campinas), a região de Pouso Alegre em Minas Gerais, além de diversas localidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como Volta Redonda, Petrópolis, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
Para os próximos dias, a previsão indica a permanência desse padrão meteorológico até a próxima terça-feira (04/02), com volumes acumulados significativos, principalmente em São José dos Campos, São Paulo e Campinas (SP), assim como na região de Pouso Alegre (MG).
Risco de Movimentos de Massa
A Região Sudeste deve permanecer em alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra, principalmente na faixa leste de São Paulo, incluindo a capital e a Baixada Santista, assim como o litoral norte e a Serra da Mantiqueira. A Zona da Mata Mineira e a Região Metropolitana de Belo Horizonte também estão sob risco elevado, devido aos altos acumulados de chuva nas últimas 72 horas.
A atenção também se volta para a Região Serrana do Rio de Janeiro, que já recebeu volumes expressivos de chuva nos últimos dias. A previsão meteorológica sugere um agravamento da situação, aumentando o risco de deslizamentos e quedas de barreiras em encostas urbanas e rodovias.
Risco Hidrológico
A população deve estar atenta para a possibilidade de alagamentos e enxurradas em diversas áreas metropolitanas, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além da região de Campinas, Vale do Paraíba, litoral paulista e Região Serrana do Rio de Janeiro.
Os rios e bacias hidrográficas também estão sob monitoramento. Destaca-se a possibilidade de elevação dos níveis do Sistema Cantareira, do rio Paraíba do Sul e de seus afluentes, como os rios Pomba e Muriaé. Além disso, a bacia do rio São Francisco pode apresentar elevação, com impacto previsto para a região de Bom Jesus da Lapa (BA) por volta do dia 05/02/2025.
Medidas Preventivas
O Instituto Friburgo Solidário recomenda que a população esteja atenta aos avisos das Defesas Civis locais e evite áreas de risco. Em caso de emergência, busque abrigo seguro e acione os órgãos competentes. Nosso compromisso é seguir monitorando a situação e informando a comunidade para garantir a segurança de todos.
Para identificar um risco de deslizamento de terra, observe os seguintes sinais:
Movimentações no terreno
Cor da água mais barrenta do que o normal
Rachaduras ou fendas nas encostas
Inclinação anormal de postes ou árvores Se você observar esses sinais, avise imediatamente a Defesa Civil Municipal (199)

.png)



Comentários